segunda-feira, 2 de novembro de 2009

INICIANDO A ATIVIDADE FISICA.


Alguns cuidados simples no início e término de uma sessão de atividade física podem tornar o exercício mais saudável e com menor risco de complicações osteomusculares e cardiovasculares.
A sessão de exercícios deve começar com um alongamento dos principais grupos musculares que irá aumentar a extensibilidade e melhorar a função das articulações, seguida de uma fase inicial de cerca de 5 minutos de atividade aeróbia de baixa intensidade, com aumento progressivo. Este aquecimento pode ser, por exemplo, uma caminhada lenta para quem faz a caminhada rápida como exercício principal, uma caminhada rápida para quem trota lentamente ou um trote para quem corre mais rápido ou faz alguma atividade mais intensa. Esta fase de aquecimento permite que as adaptações cardiovasculares necessárias para o exercício ocorram progressivamente.
Ao final do treinamento, deve-se diminuir a intensidade da atividade lentamente. Isso evita uma queda rápida da pressão arterial responsável por tonturas pós-esforço físico e diminui o risco de arritmias e angina (dor torácica de origem cardíaca) em pessoas predispostas. Por último, a sessão de exercício pode ser finalizada com uma nova seqüência de alongamentos.

domingo, 1 de novembro de 2009

o que é IMC- Índice de Massa Corporal !!!!!!


O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal.
Como calcular o IMC O IMC é calculado pela seguinte fórmula: Peso em kg / (altura em metros) 2Por exemplo, se uma pessoa tem 68 kg e 1,65 m de altura, seu IMC é = 68 / (1,65)2 = 24,98.
Interpretação e tabela do IMC Para adultos acima dos 20 anos de idade o IMC é interpretado usando padrões de categorias de peso que são as mesmas para todas a idades e sexo. Para crianças e adolescentes, o IMC leva em consideração o sexo e idade. O padrão de classificação pelo IMC é dado pela seguinte tabela:

Classificação
Abaixo de 18,5 = Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9= Peso normal
Entre 25,0 e 29,9= Sobrepeso
Acima de 30= Obesidade

PUXADA POR TRÁS (BENÉFICA OU VILÃ)


As consequencias negativas sobrepõem seus beneficios , a puxada por trás coloca o complexo do ombro em risco e deve ser banida da lista de exercicios aceitaveis para a realização de um programa de treino seguro. Profissionais de ed. fisica que atuam na área do treinamento de força devem usar discrição ao permitir que alunos executem esse tipo de exercicio. Todos os profissonais devem enfatizar a regra de evitar este movimento especifico, a partir disso recomenda-se que este exercicio seja substituido pelo movimento realizado pela frente, comportando de forma prática e funcional , ao executar os exercicios pela frente além de apresentar maior segurança funcional destaca-se pelo maior recrutamento de unidades motoras e consequentemente pela maior produção de força muscular, ao substituir exercicio menos funcional pelo mais indicado o resultado será menor indice de lesões para o compexo do ombro e maior rendimento no trabalho anaerobico.